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T-shirt de cânhamo tingida com cascas de cebola ganhou prémio de inovação: o têxtil português está pronto para a moda da sustentabilidade?

A "t-shirt yellow onion" no catálogo da Sensihemp
A "t-shirt yellow onion" no catálogo da Sensihemp

Estabelecida há pouco mais de um ano, a Sensihemp, distinguida em Barcelona na feira internacional CBD Hemp Business Fair, não é tímida quanto ao papel que pretende desempenhar no mercado da moda: “Acreditamos que é nossa responsabilidade repensar a forma como as roupas são projetadas, feitas e consumidas”. Diretor do CITEVE, organização que apoia o sector têxtil, defende potencial e sublinha que “todo o mundo anda à procura da sustentabilidade”: Portugal tem “inúmeros" casos de sucesso

Em mais um exemplo da versatilidade da indústria têxtil portuguesa, a marca Sensihemp, sediada na Póvoa de Varzim, foi distinguida com o prémio de melhor produto de inovação na feira internacional CBD Hemp Business Fair, que decorreu em Barcelona entre 7 e 9 de outubro deste ano. O produto galardoado? Uma t-shirt feita com malha de cânhamo e tingida com cascas de cebola.

A t-shirt levada a concurso por Marta Vinhas, a fundadora, espelha na perfeição os objetivos centrais da marca portuguesa: estabelecida há pouco mais de um ano, a Sensihemp não é tímida quanto ao papel que pretende desempenhar no mercado da moda. No seu site, dificilmente podia ser mais ambiciosa: “Acreditamos que é nossa responsabilidade repensar a forma como as roupas são projetadas, feitas e consumidas”.

Para isso, Marta Vinhas desenhou uma linha de produtos fabricados à base de fibras orgânicas - usando quase exclusivamente a fibra de cânhamo, uma planta que pertence à espécie canábis sativa - e que recorre a métodos de produção sustentáveis inspirados na tradição do artesanato português.

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