Os preços de venda ao público dos combustíveis deverão baixar ligeiramente na próxima semana, com a gasolina a descer 1,5 cêntimos por litro e o gasóleo a baixar 2 cêntimos, segundo uma estimativa de uma fonte do setor, com base nas cotações internacionais dos produtos refinados disponíveis até quinta-feira.
Estas variações acontecem depois de na presente semana o preço médio do gasóleo simples ter permanecido praticamente inalterado, em 1,95 euros por litro, e de o preço médio da gasolina 95 simples ter descido cerca de 5 cêntimos, para 1,83 euros por litro, segundo os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
As descidas esperadas para a próxima semana refletem um ligeiro decréscimo da cotação média da gasolina e do gasóleo no mercado internacional face aos preços médios da semana anterior, apesar de o custo do Brent até ter tido um aumento. Para as variações dos preços dos combustíveis da próxima semana contribuirá igualmente a valorização que o euro teve face ao dólar esta semana.
Há cerca de dois meses que o preço médio de venda ao público do gasóleo em Portugal tem estado acima do preço médio da gasolina simples, indicam os dados publicados pela DGEG.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes