Amazon queixa-se em Espanha e Itália de falsas críticas positivas de produtos
Esquemas de críticas positivas falsas a troco de reembolsos fizeram com que a Amazon apresentasse queixas na justiça em Espanha e na Itália, segundo a Reuters
Os esquemas de críticas positivas falsas, em que pessoas são arregimentadas através de redes como o Telegram para escrever análises positivas a produtos em troca de remuneração, foi alvo de queixas-crime em Espanha e Itália pela Amazon, e de notificações a cinco sites na Alemanha, segundo notícia da Reuters desta sexta-feira, 21 de outubro.
Esta é a primeira vez que a Amazon apresenta queixa na justiça na Europa, segundo a agência, e tem dois alvos específicos: em Itália, trata-se de um vendedor de críticas positivas falsas que não especificou na queixa. Neste esquema, as pessoas adquirem determinados produtos na Amazon, deixam críticas de cinco estrelas, e são reembolsadas no fim.
Em Espanha, o alvo é a AgenciaReviews, que oferece, como diz o próprio slogan, “produtos grátis a troco de opiniões”. A AgenciaReviews defendeu-se na quinta-feira dizendo que é apenas uma página de teste de produtos e que não há qualquer obrigação de deixar críticas de cinco estrelas, cita a agência.
Na Alemanha, a Amazon anunciou que enviou notificações a cinco sites para deixarem de referenciar páginas de críticas falsas, tendo todos acedido ao pedido, segundo a Reuters.
Em sentido contrário, e a somar aos muitos processos judiciais que tem enfrentado na Europa, esta semana um grupo de consumidores britânicos anunciou a intenção de processar a Amazon por um algoritmo secreto que favorece a empresa a expensas dos clientes.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes