A Hyundai e a afiliada Kia deverão registar uma provisão combinada de 2,9 biliões de won (cerca de 2 mil milhões de euros à taxa de câmbio atual) nos resultados do terceiro trimestre, reflexo dos efeitos de problemas nos motores dos seus carros, revelaram as empresas esta terça-feira.
Segundo a Reuters, os custos representam mais da metade do lucro estimado da Hyundai no terceiro trimestre e 77% do lucro da Kia.
As provisões devem-se a um aumento no número de pedidos de substituição de motores, já que mais clientes norte-americanos optaram por continuar a conduzir os seus carros antigos em vez de comprar um novo devido à produção limitada de veículos causada por uma escassez global de chips.
As fabricantes de automóveis tiveram de recolher quase 1,7 milhões de veículos em 2015 e 2017 por causa de um problema no motor que aumentava o risco de acidente.
"Pedimos sinceras desculpas por repetidos problemas de qualidade e custos adicionais relacionados com as recolhas do motor Theta II GDI", disse Cha Seong-ju, chefe da divisão de qualidade do grupo Hyundai.
Nas contas, o grupo também teve em consideração a recente fraqueza do won coreano em relação ao dólar americano, levando a custos adicionais.
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