A unidade de software da Volkswagen, a Cariad, vai gastar cerca de 2,4 mil milhões de euros numa nova joint venture com a empresa de tecnologia chinesa Horizon Robotics, ficando com uma participação de 60% na nova sociedade, disse a Volkswagen esta quinta-feira, em comunicado.
Segundo escreve a “Reuters”, a fabricante alemã de automóveis vai investir mais de mil milhões de euros na Horizon Robotics e mais de 1,3 mil milhões de euros na joint venture, sendo que a transação deverá estar concluída até ao final de junho do próximo ano.
“O fecho da transação está sujeito à assinatura final dos documentos entre as partes envolvidas e à aprovação habitual do governo, bem como, em particular, à aprovação das autoridades de controlo de fusão e investimento estrangeiro”, lê-se na nota da empresa alemã.
Juntas, as empresas desenvolverão tecnologia que pode integrar várias funções para condução autónoma num único chip que estará disponível apenas na China.
Este investimento significa que a Volkswagen terá um fornecedor em cada região importante - América do Norte, Europa e China - devido às suas relações de fornecimento existentes com a fabricante de chips americana Qualcomm e a franco-italiana STMicrolectronics.
A estratégia da Volkswagen prende-se com a sua vontade de apanhar a concorrência no mercado chinês de veículos elétricos, que é liderado pela BYD e Tesla.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes