Economia

Lucro da Blackrock cai 17% no terceiro trimestre

Lucro da Blackrock cai 17% no terceiro trimestre
Eduardo Munoz / Reuters

A queda dos mercados acionistas e a subida das taxas de juro, que levaram à valorização do dólar, prejudicaram o lucro da gestora de ativos Blackrock no terceiro trimestre

O lucro da Blackrock caiu 17% no terceiro trimestre para os 1,4 mil milhões de dólares (cerca de 1,4 mil milhões de euros ao câmbio atual), devido à queda dos mercados acionistas e à subida das taxas de juro, que levaram à valorização do dólar. No trimestre homólogo, o lucro tinha sido de 1,75 mil milhões de dólares (1,8 mil milhões de euros).

Segundo o comunicado de resultados apresentado pela empresa esta quinta-feira, 13 de outubro, as receitas caíram 15% para os 4,3 mil milhões de dólares (4,4 mil milhões de euros), face a 5,1 mil milhões de dólares (5,3 mil milhões de euros).

A Blackrock justifica o recuo com o “impacto de mercados significativamente em baixa e a apreciação do dólar sobre a média dos ativos sob gestão” e com “menores comissões de desempenho”.

Os ativos sob gestão da Blackrock, no terceiro trimestre, cifraram-se nos 7,9 biliões de dólares (8,1 biliões de euros), uma queda de 15% face à avaliação do trimestre homólogo, de 9,5 biliões de dólares (9,8 biliões de euros).

O resultado operacional recuou 21%, de 2 mil milhões de dólares (2,1 mil milhões de euros) no terceiro trimestre de 2021 para os 1,59 mil milhões de dólares (1,63 mil milhões de euros).

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcgarcia@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas