PSI fecha a cair 0,97% com BCP a perder mais de 4%
O PSI acompanhou a Europa nas perdas na sessão desta sexta-feira, com o BCP a ser a cotada mais penalizada. A Galp Energia, entretanto, valorizou-se em 1,4%
O PSI acompanhou a Europa nas perdas na sessão desta sexta-feira, com o BCP a ser a cotada mais penalizada. A Galp Energia, entretanto, valorizou-se em 1,4%
O PSI fechou a sessão desta sexta-feira, 7 de outubro, em queda de 0,97%, com 10 cotadas das 15 que compõem o índice em território negativo. Na Europa, a tendência foi igualmente negativa, com o Stoxx 600, índice pan-europeu, a fechar em baixa de 1,16%.
As desvalorizações ocorrem num dia em que os dados relativos ao mercado laboral norte-americano, e a sua resistência face à contração económica, provocaram temores de que a Reserva Federal possa continuar a sua estratégia agressiva de aumentos da taxa diretora. Os aumentos visam arrefecer a economia, limitando o acelerar dos preços, em máximos de várias décadas.
O BCP, a única cotada do setor bancário no principal índice português, afundou-se 4,03% para os 0,13 euros, tendo sido a que mais desvalorizou na sessão desta sexta-feira. Seguiu-se a Greenvolt, a recuar 2,77% para os 8,08 euros, e a EDP Renováveis a depreciar 2,65% para os 20,98 euros.
A Jerónimo Martins também castigou a cotação geral do índice, fechando a desvalorizar-se em 1,85% para os 18,59 euros.
Nos ganhos, a liderança coube à Galp Energia, que cresceu 1,4% para os 10,50 euros, fechando uma semana de fortes ganhos nos preços do barril de petróleo - os barris WTI e Brent valorizaram-se acima dos 10% na última semana - devido ao anúncio do cartel da OPEP de um corte na produção a partir de novembro.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcgarcia@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes