Taxa de desemprego estabiliza em agosto nos 6%
O INE reviu em alta a taxa de desemprego de julho para 6% (a primeira estimativa apontava para 5,9%). Assim, em agosto, o desemprego manteve-se no mesmo nível
O INE reviu em alta a taxa de desemprego de julho para 6% (a primeira estimativa apontava para 5,9%). Assim, em agosto, o desemprego manteve-se no mesmo nível
A taxa de desemprego em Portugal estabilizou em agosto nos 6%, segundo os dados provisórios do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados esta quinta-feira.
O INE reviu em alta a taxa de desemprego de julho para 6% (as primeiras estimativas apontavam para 5,9%).
O gabinete estatístico contabilizou, no mês em análise, 312,5 mil desempregados. Ou seja, um aumento da população desempregada de 0,8% em relação a julho e de 0,4% face a maio. Por outro lado, diminui 4,3% face a agosto do ano passado.
O INE indica ainda que a população ativa aumentou 0,1%, em relação a julho, para 5,196 milhões e a população empregada (4,884 milhões) observou também uma subida de 0,1% face ao mês anterior.
No caso da população ativa, é o número mais alto desde fevereiro de 1998. E a taxa de emprego alcançou o valor mais alto em fevereiro deste ano (63,9%), mas tem-se mantido estável (63,8% em agosto).
A população inativa caiu 0,4% em comparação com julho e a taxa subutilização do trabalho situou-se em 11,4%, menos 0,1 pontos percentuais que em julho.
O recuo da população inativa é explicado “pelos decréscimos observados nos três grupos de inatividade que a compõem”: menos inativos à procura de emprego, mas não disponíveis para trabalhar, menos “outros inativos” e menos pessoas que nem estão disponíveis, nem procuram emprego.
As 2,461 milhões de pessoas que fazem parte da população inativa representam o valor mais baixo desde 1998.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rrrosa@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes