Economia

PSI inaugura semana a cair 0,72%

Centro Tecnológico do Porto, Euronext Tecnologies
Centro Tecnológico do Porto, Euronext Tecnologies

A puxar o índice para baixo estão o BCP e a Galp Energia, em contraponto à Navigator e Jerónimo Martins, que sobem.

A Bolsa de Lisboa abriu esta segunda-feira em terreno negativo, com o índice PSI (Portugal Stock Index) a cair 0,72% para os 5.445,22 pontos. A puxar o índice para o negativo estão o BCP e a Galp Energia, em contraponto à Navigator e Jerónimo Martins, que sobem.

Na sexta-feira, a Bolsa de Lisboa encerrou com uma queda no índice PSI de 3,37% para 5.487,44 pontos com todas as cotadas em terreno negativo.

Desde 10 de junho passado, quando baixou 3,39%, que a Bolsa de Lisboa não registava uma queda tão acentuada, tendo a Galp liderado as descidas das 15 cotadas que integram o PSI.

Bolsas europeias mistas

As principais bolsas europeias estavam mistas, numa sessão que vai estar marcada pelos resultados das eleições gerais em Itália e pela queda da libra e do euro face ao dólar.

Às 09:15 em Lisboa, o EuroStoxx 600 estava a recuar 0,29% para 389,27 pontos.

As bolsas de Paris, Frankfurt e Milão subiam 0,06%, 0,16% e 0,95%, enquanto as de Londres e Madrid se desvalorizavam 0,03% e 0,44%.

Além da subida das taxas de juro por diversos bancos centrais recentemente, hoje junta-se uma nova etapa política em Itália, resultante das eleições gerais de domingo, que já fez os juros das dívidas soberanas europeias dispararem para máximos de mais de cinco anos.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas