Economia

Mercado de ações nos EUA vive maior seca do século de entradas em bolsa de tecnológicas

Mercado de ações nos EUA vive maior seca do século de entradas em bolsa de tecnológicas
Thana Prasongsin/Getty Images
A desaceleração do mercado de ações está a causar a maior seca nas entradas em bolsa de tecnológicas nos EUA neste século, superando a crise de 2008 ou o crash dos anos 2000

A desaceleração do mercado de ações desde o início do ano está a causar a mais longa seca nas entradas em bolsa de tecnológicas nos EUA neste século. Na quarta-feira será o 238.º dia sem uma oferta pública inicial (IPO) de uma tecnológica por mais de 50 milhões de dólares, superando os recordes anteriores estabelecidos após a crise financeira de 2008 e o crash no início dos anos 2000, escreve o “Financial Times”, citando uma análise da empresa financeira Morgan Stanley.

O mercado de ações dos EUA foi abalado este ano pela luta da Reserva Federal para reduzir a inflação, aumentando agressivamente as taxas de juro. Taxas mais altas atingem as avaliações das ações ao reduzir o valor dos lucros futuros e provocaram receios de que a economia entre em recessão, explica o jornal.

As ações de tecnologia dominaram o mercado recorde de IPO do ano passado e tiveram alguns dos maiores ganhos durante o boom do mercado de ações, mas também foram desproporcionalmente atingidas pela liquidação este ano.

O Nasdaq, índice norte-americano dominado pela tecnologia, caiu quase 28% até agora este ano em comparação com uma queda de pouco mais de 19% no S&P 500.

"Há uma tremenda incerteza no mercado agora, e a incerteza é inimiga do mercado de IPO ", disse Matt Walsh, chefe de mercados de capital de tecnologia da SVB Securities, citado pelo jornal.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas