A Uber foi alvo de um ataque informático que afetou sistemas internos de comunicação, como a aplicação de mensagens Slack, e de engenharia, noticiou na quinta-feira o New York Times.
Um pirata informático entrou nos sistemas de engenharia e de comunicação interna da Uber e publicou a mensagem na plataforma Slack, usada para comunicação entre funcionários: “Anuncio que sou um hacker e que a Uber sofreu uma fuga de dados”, segundo a Reuters, revelando de seguida as bases de dados afetadas.
A entrada no sistema foi feita, disse o próprio pirata ao jornal, fazendo-se passar por um informático, enviando uma mensagem a um funcionário da Uber a pedir palavras-passe, que lhes foram fornecidas.
A plataforma de transporte de passageiros disse que estava a investigar o ocorrido, com um porta-voz a dizer que estavam em contacto com as autoridades.
Já informações obtidas pelo Washington Post sugerem que o pirata informático terá como motivação para o ataque o tratamento da Uber dos seus motoristas, que insiste em tratar como trabalhadores independentes quando várias decisões judiciais deliberaram pelo contrário.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes