Economia

Economia do Reino Unido cresce 0,2% em julho, abaixo do esperado

Bandeira do Reino Unido junto ao mítico Big Ben, no Palácio de Westminster, em Londres
Bandeira do Reino Unido junto ao mítico Big Ben, no Palácio de Westminster, em Londres
JUSTIN TALLIS / AFP / GETTY IMAGES

O produto interno bruto do Reino Unido cresceu 0,2% em julho face ao mês anterior, um crescimento abaixo do estimado, numa altura em que a inflação dispara no país

A economia do Reino Unido cresceu 0,2% em julho face ao mês anterior, anunciou esta segunda-feira, 12 de setembro, a ONS, a autoridade estatística britânica. Em junho, o produto interno bruto (PIB) do país tinha caído 0,6%.

Segundo a Reuters, este crescimento fica aquém da estimativa de uma subida de 0,4% do PIB (produto interno bruto) para o mês de julho. O grande impulsionador do PIB britânico em julho foi o setor dos serviços, com setores como o da construção e da indústria a sentirem o impacto do aumento dos preços dos materiais, ao revelarem uma queda de 0,8% e 0,3%, respetivamente.

A vaga de calor em julho, que fez os termómetros alcançarem os 40 graus Celsius pela primeira vez no Reino Unido, fez com que a procura por energia diminuísse e foi responsável por uma queda da geração de energia na ordem dos 3,4%.

O Reino Unido está a lidar com uma grave crise inflacionista devido ao aumento dos preços da energia, com a nova primeira-ministra, Liz Truss, a lançar medidas que congelarão os preços da energia no país durante os próximos dois anos.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcgarcia@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas