Economia

Binance converte algumas 'stablecoins' da conta-corrente de clientes na sua própria moeda indexada ao dólar

As criptomoedas têm proliferado. Além da conhecida bitcoin, também são faladas as ethereum ou dogecoin.
As criptomoedas têm proliferado. Além da conhecida bitcoin, também são faladas as ethereum ou dogecoin.
DADO RUVIC
A Binance vai converter automaticamente no dia 29 as contas-correntes dos utilizadores da sua plataforma com stablecoins USD Coin, Pax Dollar e True USD em unidades da sua própria moeda digital indexada ao dólar

A Binance vai converter automaticamente todas as contas-correntes dos utilizadores da sua plataforma com stablecoins USD Coin, Pax Dollar e True USD em unidades da sua própria stablecoin, a Binance USD, noticia a Reuters esta terça-feira, 6 de setembro. Uma stablecoin é um criptoativo cujo valor está indexado ao de um ativo de valor estável, como o dólar americano ou a libra esterlina.

A maior plataforma de compra e venda de criptoativos do mundo anunciou que a conversão irá acontecer a 29 de setembro.

A USD Coin é a segunda maior stablecoin em valor de unidades em circulação, avaliadas em 51 mil milhões de dólares (cerca de 52 mil milhões de euros ao câmbio atual), de acordo com o Coinmarketcap, ao passo que a da Binance, a Binance USD, estava avaliada nos 19,5 mil milhões de dólares (19,7 mil milhões de euros).

As stablecoins foram criadas como ponte entre a finança tradicional e o mundo financeiro dos criptoativos, permitindo mais fiabilidade nas transações dada a grande volatilidade e oscilações de valor das criptomoedas tradicionais. No caso das stablecoins que serão alvo de troca, estas têm paridade ao dólar americano sendo, por isso, idênticas em valor.

Segundo a Reuters, todos os produtos financeiros relacionados com a USD Coin - criptoativo desenvolvido pela Circle, empresa norte-americana do setor cripto - como crédito, rendimentos de staking (depósito e bloqueio de moedas digitais em troca de rendimento), e poupanças, serão liquidados a 23 de setembro na plataforma.

O presidente executivo da Circle, Jeremy Allaire, já disse no Twitter que a conversão pode ajudar na competição contra a Tether, a stablecoin mais popular, indexada ao dólar, e com uma 67,6 mil milhões de dólares (68 mil milhões de euros) de capitalização, segundo o Coinmarketcap.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas