Dia eufórico na Europa, mas mais comedido no PSI. Galp 'voa' 4,36%
O PSI fechou a sessão desta sexta-feira em alta de 0,72% para os 6004,58 pontos, um desempenho aquém do das grandes capitais europeias, que dispararam na última sessão da semana
O PSI fechou a sessão desta sexta-feira em alta de 0,72% para os 6004,58 pontos, um desempenho aquém do das grandes capitais europeias, que dispararam na última sessão da semana
Num dia particularmente positivo na Europa, o PSI, o índice de referência português, fechou a sessão desta sexta-feira, 2 de setembro, em alta de 0,72% para os 6004,58 pontos. Nas principais praças do Velho Continente o entusiasmo dos investidores foi grande, com Londres, Paris, e Frankfurt a terminarem em alta de 1,86%, 2,21%, e 3,33%, respetivamente.
O Stoxx 600, índice pan-europeu, fechou em alta de 2,01%, alinhando pela bitola dos índices norte-americanos, que a meio da tarde desta sexta-feira valorizavam-se acima dos 1%.
Os grandes responsáveis por esta vaga de otimismo são os dados relativos ao desemprego nos Estados Unidos, que apesar de mostrarem números saudáveis de criação de emprego, mostraram que o mercado laboral está a perder dinamismo, com uma subida da taxa de desemprego.
Supõe-se que a Reserva Federal tenha em conta na sua próxima reunião de política monetária estes dados e pondere abrandar o ciclo de subidas das taxas de juro dos últimos meses.
Em Lisboa, a Galp disparou 4,36% para os 11,12 euros e liderou os ganhos. O Expresso noticiou esta sexta-feira que o presidente executivo da Galp e o secretário de Estado da Energia foram à Nigéria tentar assegurar o cumprimento dos contratos de gás natural, numa altura de grave escassez na Europa. O BCP cresceu, entretanto, 3,5% para os 0,15 euros, seguido dos CTT, que valorizaram-se em 2,02% para os 3,27 euros.
Das sete cotadas que encerraram em baixa, a liderança coube à Greenvolt, que caiu 4% para os 9,13 euros. A Semapa pressionou e caiu 2,21% para os 14,18 euros.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcgarcia@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes