Economia

Produção industrial em Portugal recua 0,1% em julho

Produção industrial em Portugal recua 0,1% em julho
NUNO BOTELHO

O índice de produção industrial em Portugal recuou 0,1% em julho, face ao mesmo mês do ano passado. Excluindo o agrupamento de energia, a variação foi de 1,6%

O índice de produção industrial em Portugal recuou 0,1% em julho, face ao mesmo mês do ano passado. Desde abril que não era registada uma queda em termos homólogos, mostram os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados esta quinta-feira.

Em junho o índice tinha apresentado um crescimento homólogo de 3,9%.

Excluindo o agrupamento de energia a variação homóloga no mês de julho foi de 1,6% (7,2% em junho), nota o gabinete estatístico.

Analisando cada agrupamento industrial, apenas a energia apresentou uma variação mais favorável que no mês anterior. De resto, os outros dois grupos pioraram face a junho.

Assim, a energia “apresentou o maior contributo para a variação do índice total, -1,4 pontos percentuais (p.p.), originado por uma taxa de variação de -7,9% (-10,3% no mês anterior)”. Já os bens intermédios registaram uma variação homóloga de -1,5% (6,1% em junho), o que resultou num contributo de -0,5 pontos percentuais, e os “bens de investimento e bens de consumo passaram de variações de, respetivamente, 15,8% e 4,9% em junho, para 4,6% e 3,5% em julho (contributos de 0,6 p.p. e 1,2 p.p.)”.

Em cadeia, o índice em análise caiu 0,4% em julho (depois de uma queda de 1,4% em junho).

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rrrosa@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas