Economia

Dívida pública recua 1,4 mil milhões de euros em julho

1 setembro 2022 11:29

getty images

A dívida pública portuguesa caiu 1,4 mil milhões de euros em julho, para 279,2 mil milhões, segundo os dados do Banco de Portugal. A redução reflete as amortizações de títulos de dívida

1 setembro 2022 11:29

A dívida pública portuguesa na ótica de Maastricht - a forma de contabilização que conta para as regras orçamentais europeias - caiu 1,4 mil milhões de euros em julho para os 279,2 mil milhões de euros, segundo os dados do Banco de Portugal (BdP) divulgados esta quinta-feira.

Em junho a dívida tinha crescido 0,2 mil milhões de euros.

De acordo com a nota do banco central, a redução “refletiu, essencialmente, amortizações de títulos de dívida no valor de 1,9 mil milhões de euros, sobretudo de curto prazo”.

Por outro lado, “as responsabilidades em depósitos e em empréstimos aumentaram 0,4 e 0,2 mil milhões de euros, respetivamente”.

A instituição liderada por Mário Centeno indica ainda que os depósitos das administrações públicas diminuíram 3 mil milhões de euros. “Deduzida desses depósitos, a dívida pública aumentou 1,6 mil milhões de euros, para 254,1 mil milhões de euros”, lê-se na nota.