TotalEnergies vende participação de 49% em projeto de gás na Rússia
A francesa TotalEnergies vendeu a sua participação de 49% na Terneftegaz, que opera a exploração de gás na Rússia, à Novatek. Em julho vendeu 20% do projeto petrolífero de Kharyaga
A francesa TotalEnergies vendeu a sua participação de 49% na Terneftegaz, que opera a exploração de gás na Rússia, à Novatek. Em julho vendeu 20% do projeto petrolífero de Kharyaga
A TotalEnergies vendeu à Novatek a sua participação de 49% na empresa Terneftegaz, que opera na exploração de gás na Rússia, segundo anunciado esta sexta-feira em comunicado pela empresa francesa.
A transação surge no quadro de uma série de ações da empresa condenando a invasão russa da Ucrânia. Logo após o início da guerra a energética tinha anunciado a suspensão gradual das suas atividades na Rússia, o que incluía o projeto petrolífero de Kharyaga e, na área do gás, a exploração de Termokarstovoye, bem como outras empresas locais noutros áreas de negócio.
Já a 6 de julho, a francesa anunciou a venda dos seus 20% de participação no projeto petrolífero de Kharyaga à Zarubezhneft, transferência que foi finalizada no início de agosto.
E a 18 de julho a TotalEnergies concordou em vender à Novatek a sua participação de 49% na Terneftegaz, que opera a exploração de gás na Rússia, o que permitiu à energética recuperar o valor investido no local.
O pedido de transação às autoridades russas foi feito a 8 de agosto e, esta quinta-feira, teve a aguardada "luz verde".
"Como resultado, a 26 de agosto de 2022, a TotalEnergies e a Novatek assinaram o acordo final de compra e venda dos 49% de participação da TotalEnergies na Terneftegaz", indica a empresa. A conclusão da transação deverá ocorrer em setembro de 2022.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rrrosa@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes