Alwaleed bin Talal, o milionário saudita que apostou forte em empresas russas antes da guerra começar

Quando um dos investidores mais poderosos e bem-relacionados do mundo começa a investir em ativos que outros consideram tóxicos, e quando prefere apostar o equivalente a 500 milhões de euros em empresas da Rússia, o mundo aponta os seus holofotes, tentando seguir o rasto do dinheiro e decifrar a sua lógica.
Segundo as contas da sua holding Kingdom Investments, o saudita Alwaleed bin Talal andou às compras em fevereiro e março, investindo milhões de dólares em grandes empresas russas, em pleno epicentro do terramoto geopolítico, precisamente na altura em que ninguém, nem os investidores mais experientes, queria tocar em ativos russos.
Quem é o saudita bin Talal, com capital a rodos e sempre associado aos grandes investidores (ocidentais) do momento, que resolveu escolher o mês de fevereiro para apostar de forma tão veemente nas utilities do estado russo?
É o magnata saudita mais conhecido do mundo empresarial, presença frequente na lista dos milionários da Forbes nas décadas de 1990 e 2000, acabando por ter sido obrigado a ser mais discreto nos últimos anos.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcgarcia@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes