Portugal captou 73,4 milhões de euros no programa Horizonte Europa, através de 152 entidades, para financiar 124 projetos de investigação e desenvolvimento (I&D) em diversas áreas, segundo anunciado esta terça-feira.
No total, as entidades portuguesas apresentaram mais de 700 propostas, das quais 124 foram aprovadas, com uma taxa média de sucesso de 17,6%, superior à média europeia de 14,8%, revelou em comunicado a Agência Nacional de Inovação.
"Estes resultados confirmam a boa performance portuguesa no Horizonte Europa. Das 152 entidades que angariaram financiamento, 12 receberam pela primeira vez financiamento em programas de apoio europeus, o que significa que estamos a conseguir diversificar a nossa participação e a aumentar a nossa competitividade nestes programas", disse, citada na nota, Joana Mendonça, presidente da Agência Nacional de Inovação.
As áreas de investigação dos projetos em causa vão desde a cultura ao ambiente, passando por cibersegurança e telecomunicações.
Por exemplo, na área da cultura, a nota destaca o projeto iRead4Skills, coordenado pela Universidade Nova de Lisboa, que tem como objetivo "apoiar a formação de adultos com baixa literacia, através de um sistema inovador de leitura inteligente".
No caso da segurança civil, as nossas forças de segurança destacam-se, uma vez que a Polícia Judiciária irá participar em projetos de combate ao crime grave e terrorismo e a PSP em projetos de combate ao crime.
Na área digital já se ruma ao 6G, nomeadamente com o projeto Hexa-X-II, que angariou cerca de 24 milhões de euros e é considerado "um dos projeto-bandeira da Comissão Europeia para a investigação em sistemas e plataformas 6G".
Na área da bioeconomia e recursos naturais destaca-se o projeto TRANS-Lighthouses, coordenado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, que visa "implementar e testar soluções transformadoras inspiradas na natureza e focadas em comunidades inclusivas".
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rrrosa@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes