Economia

Juros para compra de casa voltam a subir em julho

Juros para compra de casa voltam a subir em julho
Nuno Fox

Em julho os juros para compra de casa subiram pelo quarto mês consecutivo, para 0,912%. O capital médio em dívida em Portugal subiu 344 euros, para 60.405 euros, revelou o INE

A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação em Portugal subiu para 0,912% em julho (contra 0,858% em junho), segundo mostram os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados esta quinta-feira. É a quarta subida consecutiva desta taxa.

Nos contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro subiu de 1,158% em junho para 1,289% em julho, indica ainda o gabinete estatístico.

“Para o destino de financiamento aquisição de habitação, o mais relevante no conjunto do crédito à habitação, a taxa de juro implícita para o total dos contratos subiu para 0,928% (mais 5,4 pontos base face a junho)", sendo que, nos contratos celebrados nos últimos 3 meses para aquisição, a taxa de juro subiu para 1,295%.

Também os outros destinos de financiamento registaram um aumento da taxa de juro em julho, para 1,08% no caso de "reabilitação de habitação" e para 0,730% no caso de "construção".

A prestação média subiu para 264 euros, mais três euros que em junho. Do total da prestação, 46 euros (17%) correspondem a pagamento de juros e 218 euros (83%) a capital amortizado.

Nos contratos celebrados nos últimos 3 meses, o valor médio da prestação subiu para 425 euros, dos quais 138 para pagamento dos juros.

O INE indica ainda que, no mês em análise, o capital médio em dívida para a totalidade dos contratos subiu 344 euros, fixando-se em 60.405 euros. E nos contratos celebrados nos últimos 3 meses, o montante médio do capital em dívida foi 127.678 euros, mais 627 euros que em junho.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rrrosa@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas