Economia

Empresa de inteligência artificial dos Emirados cria fundo tecnológico de 10 mil milhões de dólares

Empresa de inteligência artificial dos Emirados cria fundo tecnológico de 10 mil milhões de dólares
getty images

A G42, empresa de inteligência artificial dos Emirados Árabes Unidos, criou um fundo de 10 mil milhões de dólares para investir em empresas de tecnologia

A G42, empresa de inteligência artificial dos Emirados Árabes Unidos (EAU), que conta com o fundo soberano de Abu Dhabi, Mubadala (também acionista da EDP), como investidor, lançou, esta quinta-feira, um fundo de 10 mil milhões de dólares (9,8 mil milhões de euros à taxa de câmbio atual) para investir em empresas de tecnologia.

Segundo a Reuters, a G42 indicou que o novo fundo irá funcionar como um investidor de private equity visando um amplo espectro de tecnologias "que prometem moldar o cenário económico global nas próximas décadas". Entre as áreas em que pretende investir encontram-se computação, saúde, renováveis, finanças, entre outras.

"Estamos ansiosos para nos envolver com empreendedores pioneiros que compartilham os nossos valores centrais e ambições de crescimento", disse o presidente executivo da G42, Peng Xiao, citado em comunicado.

O fundo será administrado por uma subsidiária e formado em parceria com o Abu Dhabi Growth Fund, de propriedade de outro fundo soberano de Abu Dhabi, ADQ. A empresa americana de private equity Silver Lake também é investidora da G42.

Sheikh Tahnoon bin Zayed Al Nahyan, irmão do presidente dos EAU e conselheiro de segurança nacional, é o presidente da G42 e também preside a ADQ.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas