A G42, empresa de inteligência artificial dos Emirados Árabes Unidos (EAU), que conta com o fundo soberano de Abu Dhabi, Mubadala (também acionista da EDP), como investidor, lançou, esta quinta-feira, um fundo de 10 mil milhões de dólares (9,8 mil milhões de euros à taxa de câmbio atual) para investir em empresas de tecnologia.
Segundo a Reuters, a G42 indicou que o novo fundo irá funcionar como um investidor de private equity visando um amplo espectro de tecnologias "que prometem moldar o cenário económico global nas próximas décadas". Entre as áreas em que pretende investir encontram-se computação, saúde, renováveis, finanças, entre outras.
"Estamos ansiosos para nos envolver com empreendedores pioneiros que compartilham os nossos valores centrais e ambições de crescimento", disse o presidente executivo da G42, Peng Xiao, citado em comunicado.
O fundo será administrado por uma subsidiária e formado em parceria com o Abu Dhabi Growth Fund, de propriedade de outro fundo soberano de Abu Dhabi, ADQ. A empresa americana de private equity Silver Lake também é investidora da G42.
Sheikh Tahnoon bin Zayed Al Nahyan, irmão do presidente dos EAU e conselheiro de segurança nacional, é o presidente da G42 e também preside a ADQ.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes