Economia

Desempregados sem subsídio não beneficiam da tarifa social de energia

Desempregados sem subsídio não beneficiam da tarifa social de energia
marcos borga

Provedora de Justiça alerta que há desempregados sem acesso à tarifa social de energia e aponta problemas relacionados com o sistema de informação automático, levando a queixas devido à demora na atribuição da tarifa

A tarifa social de eletricidade e gás, que permite a famílias de baixos rendimentos ter um desconto superior a 30% na fatura, não está a ser atribuída às pessoas em situação de desemprego que não recebam subsídio. O alerta foi feito pela provedora de Justiça numa recomendação, a que o “Jornal de Notícias” teve acesso, enviada ao secretário de Estado da Energia. Foram, ainda, registados problemas relacionados com o sistema de informação automático e que originam queixas devido à demora na atribuição da tarifa ou a cessação injustificada.

Apesar do alerta da provedora - que sinalizou que os desempregados podem ficar sem desconto na fatura da eletricidade e/ou do gás quando perdem todo o sustento -. fonte do Ministério do Ambiente e Ação Climática diz que "não estão previstas alterações à legislação".

Quanto ao sistema de informação automático, a provedora de Justiça alertou que há problemas com o cruzamento de dados entre os sistemas da Segurança Social, das Finanças e da Direção-Geral da Energia e Geologia (DGEG). Estes problemas têm levado a queixas “seja por indeferimento do pedido, por demora na atribuição do benefício, ou mesmo por cessação injustificada da sua aplicação”. “Esta demora é particularmente grave porque os beneficiários da tarifa social – que são totalmente alheios aos erros de cruzamento de informação que originaram os problemas – são clientes economicamente vulneráveis”, escreveu no relatório entregue no Parlamento.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas