Economia

Seguradoras Generali e UnipolSai multadas em 5 milhões de euros pela Concorrência de Itália

Seguradoras Generali e UnipolSai multadas em 5 milhões de euros pela Concorrência de Itália
getty images

Seguradoras negaram vários direitos aos seus clientes e tiveram "conduta enganosa e agressiva", segundo o regulador

A Autoridade da Concorrência de Itália multou os grupos de seguros Generali e UnipolSai em cinco milhões de euros cada por alegadamente realizarem práticas comerciais desleais, informou esta quarta-feira aquela autoridade.

As duas empresas dificultaram o acesso dos seus clientes ao seu relatório de sinistros e omitiram informações relevantes sobre o valor ressarcido ou a sua rejeição, segundo comunicado da entidade, a autoridade da concorrência e do mercado italiano (AGCM).

Do mesmo modo, foi dificultado o exercício dos direitos dos consumidores ao recorrerem ao seu seguro automóvel, segundo o regulador, que multou as empresas “pela gravidade e duração” destas práticas.

A AGCM acusou a Generali e a UnipolSai de "conduta enganosa e agressiva" por "atenderem tardiamente, no que se refere aos prazos estabelecidos pela regulamentação do setor, a inúmeras instâncias" apresentadas por clientes.

Ao decidir o valor a ser pago, as duas empresas não ofereceram informações relevantes sobre a sua decisão ou sobre os motivos de eventual recusa de indemnização.

O regulador considera que foram estas "deficiências" que fizeram com que os clientes aceitassem ou rejeitassem a oferta das seguradoras sem acesso às informações relevantes.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas