A Pfizer, uma das fabricantes das vacinas contra a covid-19, vai comprar a Global Blood Therapeutics (GB) por 5,4 mil milhões de dólares (cerca de 5,3 mil milhões de euros à taxa de câmbio atual), segundo comunicado.
A GB é uma empresa biofarmacêutica dedicada à investigação, desenvolvimento e produção de tratamentos para várias doenças, nomeadamente a doença falciforme.
A Pfizer vai adquirir todas as ações em circulação da GB por 68,5 dólares (67,2 euros), o que deixa o valor total da transação em aproximadamente 5,4 mil milhões de dólares.
A transação foi aprovada pelos conselhos de administração de ambas as empresas, mas tem ainda que aguardar a "luz verde" dos reguladores e dos acionistas da GB.
A doença falciforme "é uma doença sanguínea hereditária que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, predominantemente em populações de descendência africana, do Oriente Médio e do sul da Ásia" e a GB "desenvolveu comprimidos de Oxbryta, um medicamento de primeira classe que visa diretamente a causa raiz da doença".
O medicamento foi aprovado nos Estados Unidos em novembro de 2019 e também já foi aprovado na União Europeia, Emirados Árabes Unidos, Omã e Reino Unido.
Só em 2021 este medicamento registou receitas de 195 milhões de dólares (191,3 milhões de euros) e agora a Pfizer planeia acelerar a distribuição deste tratamento.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rrrosa@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes