O jornal digital "Axios" acordou a sua venda à Cox Enterprises por 525 milhões de dólares (515 milhões de euros), sendo assim a mais recente startup a ser adquirida por um meio de comunicação tradicional, noticiou o "Financial Times".
O jornal foi lançado há cinco anos pelos ex-executivos do "Politico" Jim VandeHei, Mike Allen e Roy Schwartz e ficou conhecido pelos seus "furos" políticos e comerciais - especialmente no setor tecnológico de de capital de risco.
Adicionalmente, segundo o "El Mundo", o jornal reinventou o jornalismo online, uma vez que as notícias são mais que breves e a maioria dos seus artigos não precisa nem de três minutos para ser lido.
Em 2021 o jornal terá gerado uma receita de cerca de 86 milhões de dólares (84,3 milhões de euros), mais 40% que em 2020, segundo uma entrevista feita em dezembro a um dos fundadores.
De acordo com o "Financial Times", a venda da "Axios" ocorre num momento em que as novas empresas de media atraem investimentos de meios de comunicação tradicionais. Axel Springer, o grupo editorial alemão, comprou a "Politico" há um ano e o "New York Times" assumiu o site desportivo "The Athletic" em janeiro.
A Cox foi fundada em 1898 e no setor de comunicação tem a Cox Communications, uma empresa de televisão a cabo, publicações comerciais do setor automóvel como Kelley Blue Book e o jornal "Atlanta Journal-Constitution".
Agora, a Cox planeia investir significativamente na "Axios", que tem tentado expandir-se para as notícias locais.
VandeHei, Allen e Schwartz vão manter uma participação significativa na empresa e vão continuar a administrá-la no dia-a-dia.
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