Fabricantes de automóveis alemães estão mais pessimistas
"Fabricantes de automóveis parecem ter ficado sem opções para transmitir para os consumidores os custos crescentes dos materiais", diz um diretor do instituto alemão ifo
A situação comercial dos fabricantes de automóveis alemães deteriorou-se em julho, com o indicador da ifo a cair para 20,5 pontos, contra 22,4 pontos em junho, foi esta quarta-feira anunciado.
Num comunicado esta quarta-feira divulgado, o diretor do centro de Organização Industrial e Novas Tecnologias da ifo, Oliver Falck, afirma que "os fabricantes de automóveis parecem ter ficado sem opções para transmitir para os consumidores os custos crescentes dos materiais".
As expectativas de preços caíram para 38,6 pontos em julho, contra 73,1 pontos em junho.
A carteira de encomendas dos fabricantes de automóveis diminuiu, com o respetivo indicador a cair para 29,0 pontos negativos, depois de ter atingido mais 8,2 pontos em junho.
Os fabricantes também reduziram a produção, com o respetivo indicador da ifo a baixar de 15,4 pontos em junho para 0,2 pontos em julho.
"As preocupações com uma possível escassez de gás e a continuação de uma economia chinesa debilitada devido à pandemia como um ator chave no mercado internacional estão a prejudicar os negócios futuros dos fabricantes de automóveis", diz Falck.
As expectativas de negócios deterioraram-se, caindo de mais 10,1 pontos em junho para menos 6,5 pontos em julho.
Os fornecedores também continuam pessimistas quanto ao futuro.
"Qualquer racionamento de gás afetaria duramente os fornecedores, especialmente quando se trata de produtos intermédios intensivos em energia para os fabricantes", diz Falck.
Os fornecedores esperam reduzir ainda mais a produção, tendo o respetivo indicador do ifo descido para -14,9 pontos, contra -6,8 pontos em junho.
As expectativas de preços dos fornecedores mantiveram-se moderadas em 62,8 pontos, ligeiramente abaixo dos 64,9 pontos registados em junho, refere o ifo.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes