Economia

Avaliação bancária das casas bate novo recorde e fixa-se em 1356 euros por metro quadrado

Avaliação bancária das casas bate novo recorde e fixa-se em 1356 euros por metro quadrado

Com base nas cerca de 32 mil avaliações bancárias feita em abril, o INE indica que o valor mediano das casas por metro quadrado se situou em 1356 euros, um novo recorde. Algarve tem a mediana mais elevada do país

O valor mediano de avaliação bancária para comprar casa em Portugal fixou-se em abril em 1356 euros por metro quadrado (m2), segundo dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). São, portanto, mais 25 euros que em março, batendo assim um novo recorde.

O valor tem por base as cerca de 32 mil avaliações bancárias feitas em abril, mais 15% que no mesmo mês de 2021. O INE indica, contudo, que esta evolução deve "estar influenciada por um efeito base decorrente das medidas de contenção da pandemia, implementadas no início de 2021".

Face a abril de 2021 o valor mediano por m2 cresceu 13%, acelerando o crescimento face a março, quando a variação homóloga registada fora de 12,1%.

Foi, novamente, o Algarve que apresentou os maiores valores em relação à mediana do país (mais 33,6%), seguindo-se a Área Metropolitana de Lisboa (33,2%) e o Alentejo Litoral (5,1%).

Por outro lado, a região das Beiras e Serra da Estrela foi, mais uma vez, a região que apresentou o valor mais baixo em relação à mediana do país (-49,1%).

Na variação em cadeia, a região que registou a maior subida foi o Centro (1,7%), sendo que as únicas regiões que apresentaram um decréscimo foram os Açores e Madeira (-0,5% e -0,3%, respetivamente).

Por tipo de alojamento, o valor mediano é mais caro nos apartamentos que nas moradias. Assim, no primeiro o valor mediano por m2 fixou-se em 1507 euros, mais 14,7% que no mês homólogo.

Já nas moradias, o valor mediano foi de 1083 euros por m2, mais 8,2% face a abril do ano passado.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rrrosa@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas