Economia

Falhas nos abastecimentos atingem leite em pó infantil. Biden lança "Operação Fly Formula"

19 maio 2022 15:21

nicholas kamm/getty images

Problemas nas cadeias de abastecimento estão a afetar praticamente todas as indústrias em todo o mundo. Joe Biden invocou uma lei que permite a mobilização de recursos para a produção de fórmula infantil

19 maio 2022 15:21

Foram meses de pressão nos 'stocks' de fórmula infantil - um substituto artificial do leite materno - nos Estados Unidos devido aos problemas nas cadeias de abastecimento em todo o mundo. A escassez agravou-se fortemente quando uma única fábrica da Abbott, produtora norte-americana deste alimento essencial para milhares de recém-nascidos, ter sido obrigada a fechar uma unidade depois de infecções bacterianas alegadamente ligadas à produção fabril terem provocado a morte de duas crianças.

A falta de fórmula chegou a uma fase crítica esta semana, forçando o presidente norte-americano, Joe Biden, a recorrer a leis da era da Guerra da Coreia para impulsionar a produção; e a lançar a "Operação Fly Formula", para importar de outros países o que for necessário para suprir as necessidades atuais, noticia o "Financial Times" esta quinta-feira, 19 de maio.

A lei de produção de defesa (Defense Production Act) permite que as matérias-primas necessárias à produção de fórmula sejam direcionadas em primeiro lugar para as unidades fabris deste bem, independentemente das encomendas já feitas por fabricantes de outros produtos. E a "Operação Fly Formula" irá permitir que institutos públicos possam requisitar aviões para ir buscar carregamentos de fórmula de outros países. Biden está sob ataque do Partido Republicano, que o acusa de ter protelado a tomada de medidas para resolver a situação.

Entretanto, a Abbott, que nega qualquer ligação entre as mortes e as bactérias detectadas na unidade fabril, está em negociações para a reabertura da fábrica.

A escassez está a afetar principalmente as famílias mais pobres dos Estados Unidos, principalmente as abrangidas pelo programa Wic, que disponibiliza fórmula a famílias de baixos rendimentos. Segundo o "The Guardian", a Abbott fornecia metade da fórmula distribuída neste programa.

Os problemas nas cadeias de abastecimento estão a afetar praticamente todas as indústrias em todo o mundo. A pandemia da covid-19 provocou uma quebra da procura e da oferta muito acentuada com os confinamentos, restrições de movimento, e limitações de produção. Em 2021, com a melhoria da situação sanitária, a procura recuperou mais depressa do que a oferta, provocando congestionamentos nas cadeias logísticas e graves falhas na produção de bens e serviços essenciais ainda longe de estarem resolvidas. Uma situação de tal forma grave que poderá provocar uma profunda crise alimentar a nível planetário.