Economia

Empresas europeias atingidas por sanções à Rússia podem receber apoios estatais até 400 mil euros

22 março 2022 16:30

Foto: Getty Images

É a segunda vez que Bruxelas flexibiliza as ajudas estatais às empresas, depois de o ter feito há cerca de dois anos, devido à pandemia de covid-19

22 março 2022 16:30

As empresas da União Europeia que sejam diretamente afetadas por sanções contra a Rússia pela invasão da Ucrânia podem receber até 400 mil euros em ajuda estatal, de acordo com um documento da Comissão Europeia, citado pela agência "Reuters".

No que respeita especificamente às empresas dos setores da agricultura, pesca e aquacultura, estas podem obter até 35 mil euros em subvenções diretas e vantagens e garantias fiscais, refere o documento.

As empresas atingidas pelos aumentos dos preços do gás e da eletricidade podem obter apoios até 30% dos custos elegíveis, com um valor máximo de 2 milhões de euros por empresa, refere ainda o documento.

Adicionalmente, as empresas que enfrentam uma crise de liquidez podem solicitar uma garantia pública para os seus empréstimos, até 15% da sua faturação média anual total durante os três últimos períodos contabilísticos encerrados ou 50% dos custos de energia durante um ano.

É a segunda vez que Bruxelas flexibiliza as ajudas estatais às empresas, depois de o ter feito há cerca de dois anos, devido à pandemia de covid-19. Porém, esta garantia tem um limite de seis anos.