16 fevereiro 2022 10:43
Foto: Getty Images
A CST detém, atualmente, 100% de quota de mercado no serviço fixo e 83% de quota de mercado na rede móvel em São Tomé e Príncipe. Estado santomense mantém 49% da CST
16 fevereiro 2022 10:43
A Visabeira Global – empresa do grupo Visabeira que opera em áreas como a construção, energia, tecnologia e telecomunicações – adquiriu 51% das ações da Companhia Santomense de Telecomunicações (CST), que antes eram detidos pela Africatel Holding, segundo anunciado esta quarta-feira em comunicado. O Estado santomense continua a deter 49% da CST.
A CST detém, atualmente, 100% de quota de mercado no serviço fixo e 83% de quota de mercado na rede móvel em São Tomé e Príncipe. “Tem uma rede de 12 lojas próprias e 800 pontos de venda distribuídos pelas ilhas e através de redes 2G e 3G assegura uma cobertura de 93% da população”, lê-se no comunicado da Visabeira.
A CST detém também 74,5% “na STP Cabo, empresa que participa no consórcio do cabo submarino ACE que liga a costa da África Ocidental à Europa”.
“Com a Visabeira Global a CST assume o compromisso de contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento do país, mantendo um forte compromisso com o Estado santomense”, indica ainda a nota.
Os eixos estratégicos acordados passam por dinamizar serviços de internet fixa e móvel, modernizar a rede 2G/3G e investir no 4G, expandir a rede de fibra ótica, investir em serviços de PayTV, entre outros.
São Tomé junta-se, assim, aos restantes países de língua oficial portuguesa onde a Visabeira já opera na área das telecomunicações, como Moçambique e Angola (em ambos através da televisão).