Economia

Faturação da tecnológica financeira euPago aumenta 30% em 2021

25 janeiro 2022 14:16

Foto: Getty Images

A fintech justifica o crescimento com a “maior penetração no mercado digital, acelerada pela pandemia e consequentes confinamentos”

25 janeiro 2022 14:16

A empresa portuguesa de pagamentos online euPago intermediou 450 milhões de euros em transações em 2021 e aumentou a faturação em 30%, para 5,9 milhões de euros, impulsionada pela subida de 38% do volume de pagamentos digitais.

Num comunicado divulgado esta terça-feira, a fintech (empresa tecnológica do setor financeiro) justifica este crescimento com a “maior penetração no mercado digital, acelerada pela pandemia e consequentes confinamentos, que tiveram globalmente um impacto positivo na economia digital, que não para de crescer desde 2020”.

Citando dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a euPago salienta que, em 2020, 21,3% das empresas iniciaram ou aumentaram os seus esforços de comércio via Internet e 24% aumentaram o seu investimento nas tecnologias de informação e comunicação (TIC).

Este ano, a empresa pretende reforçar “em 20%” a equipa em Portugal e em Espanha e “continuar a aposta na diversificação de áreas de atuação com parcerias estratégicas que visam a aplicação de novas soluções de pagamento e de open banking”.

“Crescemos significativamente, mas, mais importante do que isso, ajudamos muitos empresários a manterem ou fazerem crescer os seus negócios neste contexto económico tão adverso e tão incerto”, afirma o copresidente executivo (co-CEO) da euPago, Telmo Santos, citado no comunicado.

A empresa recorda ter feito em 2021 um aumento do capital social para um milhão de euros e um investimento em recursos e estruturas “para promover a partilha de recursos e o desenvolvimento de outras fintech”.

“Numa época de contração económica e de futuro incerto, aumentamos o capital social para um milhão de euros. Além disso, investimos dois milhões de euros no Escritório74, no Porto, para acolher outras ‘fintech’ que possam usar os recursos da empresa para novas oportunidades de negócio nos sistemas de pagamento em Portugal”, refere José Veiga, co-CEO da euPago, também citado no comunicado.

Para o responsável, “estes investimentos reposicionam a empresa como um importante ‘player’ no setor onde atua também pela autonomia financeira, uma vez que, neste momento, os fundos próprios da euPago são de cerca de dois milhões de euros, o que reforça a sua solidez financeira”.

Criada em 2015 e acreditada e supervisionada pelo Banco de Portugal, a euPago é especializada na mediação de meios de pagamentos realizados pela Internet, como Multibanco, MB Way, Cartão de Crédito (Visa e Mastercard), Débitos Diretos, Payshop, Paysafe:cash e Paysafecard.