10 janeiro 2022 17:30
Vendas da Vista Alegre ascenderam a 117,4 milhões de euros. O canal digital apresentou um crescimento de 32,6% face ao ano passado
10 janeiro 2022 17:30
A Vista Alegre alcançou no ano passado um volume de negócios de 117,4 milhões de euros, mais 6,4% do que no ano anterior, informou a empresa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
No seu comunicado a empresa defende que o desempenho das vendas em 2021 “demonstra uma capacidade de recuperação e superação notável, face ao período difícil que o mundo e a economia global atravessa”, uma vez que no ano passado o retalho físico esteve cerca de cinco meses encerrado.
A Vista Alegre salienta que “os produtos de marca, nomeadamente nos segmentos de porcelana e cristal da Vista Alegre e de faiança da Bordallo Pinheiro, foram o maior catalisador deste crescimento”.
“Excluindo a hotelaria, o volume de negócios gerado pela venda dos seus produtos de marca, considerando o retalho físico e online, a nível nacional e internacional, cresceu 36,7% face a 2020 e cresceu 11% face a 2019 (pré-pandemia)”, acrescenta a Vista Alegre.
A nível internacional Espanha, Estados Unidos da América e Brasil foram os principais destinos das exportações .
O quarto trimestre, considerado isoladamente, apresentou um crescimento de 8,2% do volume de negócios em termos homólogos, para 37,4 milhões de euros. Foi, aliás, o trimestre do ano com mais faturação para a empresa portuguesa.
As vendas pelo canal digital subiram 32,6% face ao ano passado e representaram em 2021 uma fatia de 7% das vendas da Vista Alegre, excluindo o negócio da hotelaria.