Economia

Portuguesa Barkyn estende ronda de investimento para oito milhões de euros

28 abril 2021 10:10

André Jordão e Ricardo Macedo, fundadores da Barkyn

d.r.

Five Seasons Ventures completa a ronda de investimento da startup que combina uma subscrição de ração saudável e personalizada com um serviço de televeterinário, captada no ano passado, com um investimento adicional de três milhões de euros

28 abril 2021 10:10

A Five Seasons Ventures, o principal investidor europeu em negócios digitais no sector da alimentação (FoodTech), completou a série A da Barkyn com três milhões de euros adicionais, ampliando esta ronda captada no ano passado para um total de oito milhões de euros. A Five Seasons Ventures junta-se assim aos anteriores investidores Indico Capital Partners, All Iron Ventures, Portugal Ventures e Shilling Capital.

De acordo com a startup portuguesa que combina uma subscrição de ração saudável e personalizada com um serviço de televeterinário, o reforço surgiu na sequência do crescimento trimestral de subscrições na ordem dos 40% em 2020, durante a pandemia.

O financiamento vai servir para a empresa criar novos produtos, investir em tecnologia de ponta “para uma nutrição de topo mundial”, melhorar o serviço de televeterinário e expandir a equipa de 50 pessoas, recrutando para as áreas de marketing e tecnologia. “Atualmente, a Barkyn serve famílias em Espanha, Portugal e Itália e ambiciona ser em 2021 a marca líder de bem-estar animal do Sul da Europa”, adianta a empresa em comunicado.

André Jordão, cofundador e presidente executivo da Barkyn, realça que a empresa escalou rapidamente em 2020. “E, agora, com o investimento e conhecimento da Five Seasons conseguiremos acelerar a nossa visão de nos tornarmos um serviço holístico para animais de estimação, líder no mercado.”

Fundada em 2017 por André Jordão e Ricardo Macedo, a Barkyn é uma marca portuguesa de planos personalizados de ração saudável e acompanhamento veterinário online para cães.

Atualmente, vende mais de 50 produtos de marca própria com fórmulas desenvolvidas e criadas internamente, como fórmulas de ração, snacks e suplementos alimentares – que os clientes podem receber mensalmente ou quando for mais conveniente. A empresa já desenvolveu um suplemento registado com propriedades anti-inflamatórias, que ajuda a reduzir a probabilidade de desenvolvimento de cancro nos cães, e lançou em Portugal um seguro para a proteção destes animais de quatro patas.

A startup nacional conta ainda com uma rede de 30 veterinários, disponíveis para responder remotamente a perguntas sobre a dieta ou saúde do animal.

“A Barkyn é uma empresa única no sul da Europa, região com alta percentagem de animais de estimação, mas sem marcas digitais inspiradoras no setor do bem-estar animal”, evidencia Niccolo Manzoni, sócio-fundador da Five Seasons Ventures. “Aliar a alimentação personalizada com um serviço de televeterinário e, no caso de Portugal, ao seguro, confere aos clientes um único destino para o bem-estar do seu animal. O foco da empresa em inovação e na experiência do cliente foi o que nos convenceu a investir.”

Estudos recentes apontam para um mercado de 87,5 milhões de cães de estimação na Europa, sendo 15,5 milhões em lares portugueses, espanhóis e italianos, os mercados onde a Barkyn está presente. O número aumentou durante a pandemia, de acordo com a empresa, altura em que a Barkyn viu os planos de subscrição subirem 40%.