Economia

Poupanças das famílias portuguesas aumentam durante a pandemia

27 novembro 2020 10:01

foto getty

Em comparação com setembro, os portugueses depositaram no mês passado mais 500 milhões de euros. Segundo os dados do Banco de Portugal, as poupanças das famílias estão a aumentar, mas os financiamentos às empresas também

27 novembro 2020 10:01

No mês de outubro, as famílias portuguesas depositaram nos bancos mais 500 milhões de euros. Segundo os dados avançados pelo Banco de Portugal ao "Correio da Manhã", os depósitos feitos por particulares nas instituições bancárias atingiram os 158,6 mil milhões de euros no final do mês de outubro.

"A taxa de variação anual foi de 7,3%, valor 0,3 pontos percentuais acima do registado em setembro", explicou o Banco de Portugal.

O montante máximo atingido em relação aos depósitos dos portugueses, escreve o "Correio da Manhã", registou-se em julho, com 159,2 mil milhões de euros. Este valor diminuiu em agosto, mês de férias para grande parte dos portugueses, tendo voltado a crescer logo no mês seguinte.

Já em relação aos empréstimos, o supervisor financeiro registou um aumento dos financiamentos às empresas durante o mês passado: "Em outubro de 2020, os empréstimos concedidos pelos bancos a sociedades não financeiras apresentaram uma taxa de variação anual de 8,2%".