25 abril 2020 12:44
getty
Nas últimas décadas, os vários exemplos de sucesso que se foram destacando no ecossistema empresarial levaram-nos a reconhecer que a rede de contactos (networking) que criamos e alimentamos pode abrir portas e gerar novas oportunidades de trabalho ou negócio. Mas como é que se alimenta uma rede de contactos em tempo de isolamento? A equipa de carreiras e liderança da revista “Fortune” garante que em distanciamento social não é difícil. É possível continuar a participar em eventos online ou estar mais ativo em plataformas como o LinkedIn. Tome nota de algumas dicas.
25 abril 2020 12:44
1. Atualize o seu Linkedin
Se se encontra numa fase de menor fluxo de trabalho, é uma boa altura para atualizar a informação do seu LinkedIn e seguir perfis relevantes na sua área de atuação.
2. Recupere clientes/contactos antigos
Pode aproveitar para retomar o contacto com clientes ou contactos antigos. Procure saber o que estão a fazer, como estão a ultrapassar este momento atípico, que estratégia estão a utilizar para mitigar os impactos no negócio, etc. É uma boa forma de voltar a estreitar relações mesmo à distância.
3. Prepare entrevistas de “contexto”
Se há alguma empresa ou sector que lhe interessa, contacte líderes dessa empresa e averigúe a sua disponibilidade para se dar a conhecer e saber um pouco mais da cultura da organização e de eventuais oportunidades que possam vir a surgir no futuro. Prepare-se bem para essas conversas. São um primeiro contacto que pode abrir portas.
4. Crie novos contactos
Se gostaria de mudar de área de atividade, pode ser uma boa altura para começar a preparar terreno. Aproveite o recolhimento social para estudar a fundo o sector onde gostaria de investir, saber quem é quem nessa área e tentar estabelecer contacto, ainda que virtual.