Economia

Desemprego sobe em junho. Mas não estraga os números do segundo trimestre

30 julho 2019 11:39

marcos borga

A taxa de desemprego subiu em junho para 6,7%, indica a estimativa provisória do Instituto Nacional de Estatística. Contudo, com o Verão a ajudar, os dados sem ajuste pela sazonalidade sinalizam já uma queda do desemprego no segundo trimestre

30 julho 2019 11:39

Junho trouxe uma nova subida da taxa de desemprego, indica a estimativa provisória do Instituto Nacional de Estatística (INE), publicada esta terça-feira. Os dados mostram um incremento para 6,7%, o que compara com 6,6% em maio (estimativa definitiva).

Em termos homólogos, o desemprego ainda está em queda, já que em junho de 2018 estava nos 6,9%. Mas, relação ao mês anterior, a última vez que a taxa desceu foi em fevereiro deste ano, quando recuou para 6,5%. Desde então a tendência tem sido de alta.

Recorde-se, contudo, que os valores mensais publicados pelo INE são corrigidos do efeito da sazonalidade. Assim, não refletem o impacto positivo da chegada do Verão, que tradicionalmente se sente no mercado de trabalho português.

Já os valores trimestrais não são ajustados por este factor. Assim, é já quase certo um recuo da taxa de desemprego no segundo trimestre, tanto em termos homólogos, como em relação aos primeiros três meses de 2019. Como o Expresso já avançou, os economistas dão como certa essa queda, antecipando os dados que serão publicados pelo INE a 7 de agosto.

E é nesse sentido que apontam os números do INE. Basta notar que, sem ajustamento pela sazonalidade, o desemprego terá ficado em junho nos 6,3% (estimativa provisória), o mesmo valor já registado em maio (estimativa definitiva). E que compara com 6,6% em abril e com 6,7% em março.

Caso a taxa trimestral entre abril e junho venha a situar-se nestes 6,3%, compara com 6,8% no primeiro trimestre deste ano e com 6,7% no segundo trimestre de 2018. Mais ainda, será o valor mais baixo observado em Portugal desde o segundo trimestre de 2004.