Economia

FMI prevê défice três vezes superior ao do Orçamento de 2019

FMI prevê défice três vezes superior ao do Orçamento de 2019
MÁRIO CRUZ/Lusa

O Fundo Monetário Internacional aponta para um défice orçamental em Portugal de 0,648% do PIB em 2019, segundo a base de dados atualizada do World Economic Outlook que foi publicada esta terça-feira no respetivo site. O Orçamento do Estado aponta para um défice de 0,2%

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê para 2019 um défice orçamental em Portugal de 0,648% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo a base de dados atualizada do World Economic Outlook (WEO) que disponibilizou esta terça-feira à noite no site. Recorde-se que o Orçamento do Estado para 2019 aponta para um défice de 0,2% do PIB.

A organização internacional agravou, agora, a sua previsão em relação ao que tinha avançado em novembro no relatório da sétima avaliação pós-programa sobre Portugal, onde apontava para um défice de 0,4% do PIB, revendo, na altura, a previsão de um défice de 0,3% publicada no Fiscal Monitor de outubro de 2018.

Ao avançar com um crescimento mais fraco para 2019 do que o previsto pelo governo, o FMI alterou, naturalmente, o rácio do défice em relação ao PIB. O Fundo aponta para um crescimento anual de 1,7% este ano, o que contrasta com o intervalo entre 1,9% e 2,1% admitido por Mário Centeno recentemente como base para a revisão em baixa que o governo irá fazer no âmbito do Programa de Estabilidade 2019-2024 que apresentará na próxima semana.

Recorde-se que o défice fechou, segundo o Instituto Nacional de Estatística, em 0,5% em 2018 (em vez de 0,7% como previsto anteriormente e como ainda consta na base de dados do FMI), pelo que haveria um agravamento em 2019 se o rácio previsto pelo Fundo se concretizasse.

Nas previsões do WEO atualizadas, agora publicadas no site, o rácio da dívida no PIB desceria mais lentamente do que o previsto no Orçamento do Estado para 2019. O Fundo aponta para uma descida para 119,5% do PIB, enquanto o governo mantém a meta de reduzir aquele rácio para 118,5%.

Corrigido em 10/04/2019

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate