Renault, Nissan e Mitsubishi relançam aliança com novo órgão executivo
12.03.2019 às 10h50
Os três construtores anunciaram um novo conselho para dar um novo impulso à "parceria entre iguais"
Os grupos Renault, Nissan e Mitsubishi aprovaram a criação de um novo órgão diretivo para gerar um "novo impulso" para a aliança franco-nipónica fundada há 20 anos.
O anúncio foi feito pelo presidente da Renault, Jean-Dominique Senard, numa conferência de imprensa com executivos das duas construtoras japonesas na sede da Nissan, na cidade de Yokohama.
Senard será o presidente do novo conselho que incluirá os presidentes executivos dos três construtores.
Segundo Senard, a iniciativa "quer impulsionar e tornar mais eficiente a aliança e simplificar a estrutura dirigente". O objetivo "é unir esforços, aprofundar a cooperação, e potenciar sinergias", entre as três marcas.
O novo ciclo depois de Ghosn
A nova configuração marca um novo ciclo de uma aliança desenhada e conduzida por Carlos Ghosn, que chegou a acumular a presidência das três empresas. Mas, a sua detenção em Tóquio em novembro, por suspeita de fraude fiscal e práticas financeiras danosas, abalou a parceria empresarial e levou os três grupos a lidar com uma nova realidade.
A gestão da Nissan considerava que Ghosn tinha um poder excessivo nesta "parceria entre iguais".
A aliança "atingiu um nível de maturidade" que precisa de "de dar um novo passo", facilitando "decisões rápidas", acentuou Senard.
A Renault detém 43% do capital da Nissan que, por sua vez, é dona de 15% do construtor francês. Mas, a Nissan não interfere na gestão da Renault. O "relançamento da aliança" não põe em causa esta relação de capital entre os dois grupos.