Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Inflação desce para 0,5% em Janeiro. A taxa mais baixa em nove meses

A inflação homóloga em janeiro foi de 0,5%, segundo a estimativa publicada esta terça-feira pelo INE. Em dezembro, a taxa foi de 0,7%, a segunda mais baixa da zona euro

A inflação homóloga em janeiro desceu para 0,5%, segundo a estimativa do Instituto Nacional de Estatística (INE) publicada esta terça-feira. O INE reviu em alta o valor inicial avançado a 31 de janeiro que apontava para 0,4%. Trata-se da inflação mais baixa em nove meses.

Apesar desta revisão, os dados do INE confirmam o processo de desinflação em Portugal desde outubro do ano passado. Em dezembro, a inflação desceu para 0,66%, a segunda variação mais baixa na zona euro, depois da Grécia.

Um processo continuado de desinflação tem um impacto positivo para o consumidor, com os preços a subirem mais lentamente, mas indicia uma situação de desaceleração da economia.

A diferença das dinâmicas de inflação em Portugal e no conjunto da zona euro continua significativa. O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor para Portugal foi em janeiro de 0,6%, segundo o INE, o que compara com uma inflação de 1,4% para o conjunto da zona euro.

As diferenças na dinâmica inflacionista prendem-se a momentos diferentes no ciclo económico em cada uma das economias nacionais do espaço do euro, o que torna complexa a gestão do objetivo da política monetária por parte do Banco Central Europeu (BCE), com um mosaico de situações no espaço dos 19 da moeda única.

Em termos de variação em cadeia, de um mês em relação ao anterior, a inflação mantém-se negativa e essa dinâmica acentuou-se: em janeiro registou -1,2% face a -0,2% em dezembro, -0.4% em novembro e -0,1% em outubro.

Excluindo as componentes mais voláteis (os produtos alimentares não transformados e energéticos), a inflação subjacente em janeiro subiu para 0,8%, duas décimas acima da registada em dezembro.

  • A inflação em janeiro desceu para 0,4%, segundo a primeira estimativa do Instituto Nacional de Estatística publicada esta quinta-feira. É a taxa de variação de preços no consumidor mais baixa desde abril do ano passado, quando se registou também uma inflação de 0,4%. Inflação desceu, também, em Espanha e França

  • A inflação no espaço da moeda única terá sido de 1,4% em janeiro, segundo a primeira estimativa divulgada pelo Eurostat esta sexta-feira. A taxa de variação do índice de preços no consumidor desceu pelo terceiro mês consecutivo, depois de um pico de 2,2% em outubro. No entanto, a inflação subjacente, sem as componentes mais voláteis do índice, subiu ligeiramente para 1,1%