Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Porque é que a Sonae MC quer uma lavandaria?

Tiago Miranda

Empresa diversifica negócio com mais uma insígnia e chega às 500 lojas nos formatos complementares ao negócio do retalho alimentar

Sofia Miguel Rosa

Sofia Miguel Rosa

Jornalista infográfica

A Sonae MC juntou a Washy ao seu portfólio de marcas e entrou no negócio das lavandarias self-service. A palavra de ordem no grupo Sonae e na Sonae MC, considerada a sua "jóia da coroa" continua a ser diversificar formatos e reforçar a oferta de serviços complementares às lojas Continente, onde acaba de passar a barreira das 500 unidades.

Os números da empresa mostram que a Sonae MC tinha precisamente 499 lojas nos formatos adjacentes ao segmento do retalho alimentar, liderado pela Well´s, com uma rede de 232 lojas próprias e franquiadas (ver quadro). Assim, com a abertura da primeira Washy, em Lisboa, junto ao Continente Modelo da Avenida Marechal Gomes da Costa, o grupo atinge as 500 unidades.

Com esta aposta em"formatos adjacentes" ao negócio principal da Sonae MC, o grupo procura "tornar a experiência dos clientes cada vez mais completa" e combinar o serviço de lavandaria "com outras tarefas em contexto comercial" como explica em comunicado. E isso significa, na prática, captar tráfego de clientes, vender mais e tentar reforçar a liderança no retalho alimentar em Portugal.

A Sonae MC pcoura, desta forma cruzar cada vez mais as compras nos seus supermercados e hipermercados com uma rede de lojas especializadas, atuando aqui já em 8 áreas diferentes, das lavandarias (Washy), à saúde (Well´s), cafetarias (Bagga), animais (ZU), materiais de construção e bricolage (Maxmat), material escolar e livros (Note), supermercados e restaurantes biológicos (Go Natural).

Mas a tendência é continuar a diversificar esta oferta paralela, a par do investimento na rede de retalho alimentar, onde a empresa soma 268 lojas próprias e 299 lojas franquiadas. Na apresentação da Sonae MC, no âmbito do lançamento da OPV que entretanto falhou, a administração assumia "metas ambiciosas" nesta área: inauguração de 50 a 60 lojas Continente Bom Dia e quatro a oito lojas Continente Modelo, além de 150 lojas de formatos adjacentes num horizonte de 3 anos.

Com vendas de 4,055 mil milhões de euros no ano passado, a Sonae MC tem uma quota de mercado de 21,9% e emprega mais de 30 mil pessoas.