Economia

Ramos rivais da família Rothschild chegam a acordo e acabam com litígio judicial

29 junho 2018 9:21

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

Os grupos Edmond de Rothschild e Rothschild & Co, controlados por dois ramos de uma das mais antigas famílias do meio financeiro europeu, puseram termo a um diferendo em torno do direito a usar comercialmente a marca Rothschild

29 junho 2018 9:21

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

Os grupos Edmond de Rothschild e Rothschild & Co chegaram a um acordo para pôr termo ao litígio que corria desde 2012 num tribunal de Paris, e no qual as duas empresas da área da gestão de fortunas, controladas por ramos distintos da família Rothschild, reclamavam o direito ao uso comercial do nome da família.

Esta sexta-feira, em comunicado, o Rothschild & Co anunciou que ambas as empresas poderão manter-se no mercado com as suas atuais designações, mas nenhuma delas poderá apresentar-se nos negócios com a marca isolada Rothschild. Além disso, o Rothschild & Co terá de operar em França, Bélgica e Mónaco com a marca Rothschild Martin Maurel.

O acordo prevê, por outro lado, que as duas partes se irão desfazer das participações cruzadas que tinham entre si.

“Os dois grupos também acordaram trabalhar em conjunto para proteger o nome da família no sector bancário. Assim, põem definitivamente termo ao litígio entre si no Tribunal de Grande Instância de Paris”, lê-se no mesmo comunicado.

A família Rothschild é uma das mais antigas e influentes na alta finança europeia, tendo o seu império sido fundado no século XVIII pelo banqueiro alemão Mayer Amschel Rothschild, embora os registos do nome Rothschild remontem ao século XVI.