14 setembro 2011 19:44
A segunda parcela de ajuda externa chega a Portugal na próxima quarta-feira. Clique para visitar o dossiê O resgate de Portugal
14 setembro 2011 19:44
A União Europeia (UE) emitiu hoje obrigações no valor de cinco mil milhões de euros a 10 anos para financiar a segunda tranche do empréstimo a Portugal, no âmbito do programa de assistência financeira, que chega na próxima quarta-feira.
Clique para aceder ao índice do dossiê O resgate de Portugal
De acordo com uma nota, a UE colocou hoje em leilão, através do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (MEEF), obrigações no valor de cinco milhões de euros a 10 anos com uma taxa de juro de 2,75%, 20 pontos base acima da taxa de referência do mercado.
Entrega feita dia 21 de setembro
"O interesse dos investidores foi sólido, com cerca de 100 licitações em menos de três horas, com subscrições de cerca de sete mil milhões de euros", adianta a nota de Bruxelas, realçando que "revela a confiança nos mercados da zona euro".
Segundo o mesmo comunicado, "a entrega do apoio a Portugal será feita a 21 de setembro".
A procura no leilão foi sobretudo europeia, em particular de França (23 %), Alemanha/Áustria (22 %) e de Inglaterra (17 %) bem como da Ásia (12 %), numa operação gerida pelo Barclays, BNP Paribas, Commerzbank, HSBC e UBS.
Bancos destacam-se no leilão
"A entrega do dinheiro a Portugal será feita no dia 21 de Setembro de 2011", refere o documento da CE.
O tipo de investidor que mais se destacou foi bancos e instituições financeiras, que foram responsáveis por 56 % das licitações.
Nas próximas semanas, a UE, através do MEEF, deverá emitir obrigações no valor de mais cinco mil milhões, em uma ou duas operações, com maturidades entre os 5 e os 15 anos.