24 outubro 2009 9:00
Mudar de emprego significa que tem que demitir-se do seu emprego actual. Saiba que aspectos deve ter em atenção quando se demite e como deve escrever uma carta de demissão. Clique para visitar o dossiê Emprego e Carreira .
24 outubro 2009 9:00
Demitir-se
Pense bem antes de tomar a decisão definitiva de sair. Pergunte a si mesmo quais os motivos para o fazer. Não existe nenhuma oportunidade interna que o entusiasme? Haverá alguma coisa que o poderia fazer ficar, como um aumento, por exemplo?
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Informe os seus superiores
Uma vez tomada a decisão, convém informar o seu superior directo. Prepare o que vai dizer. Ele vai perguntar pela razão da sua demissão e, provavelmente, pelo seu novo emprego. Determine o que lhe vai contar e quando. Não é obrigado a justificar a sua demissão.
Esteja preparado para as reacções
É possível que o seu superior reaja com calma e lhe deseje felicidades, mas também é possível que se zangue e comece a reprimi-lo. Mantenha um diálogo positivo e profissional. Lembre-se que as pessoas guardam sempre a primeira e a última impressão e que pode voltar a encontrar o seu actual superior noutra situação profissional.
A carta de demissão
A sua demissão só tem valor jurídico se a fizer por escrito. Deve conter os seguintes elementos: - data - pessoa ou o departamento ao qual a dirige - menção que se demite da empresa x - data do início e duração do período de aviso prévio - seu nome - sua assinatura Se tiver pena de sair e achar isto demasiado curto e impessoal, pode, por exemplo, mencionar que foi um prazer ter trabalhado com a empresa ou que fará tudo para que a transição corra o melhor possível. Se pelo contrário, ressentir o seu chefe ou a empresa, resista à tentação de desabafar por escrito. É sinal de pouco profissionalismo.