ARQUIVO Liga 2009/10

Um dérbi minhoto e saídas difíceis para FC Porto e Sporting

6 novembro 2009 16:25

Seja qual for o resultado do dérbi minhoto de Guimarães, o Sporting de Braga continuará na frente no fecho do primeiro terço do campeonato. A saída de Paulo Bento motivará o Sporting na deslocação a Vila do Conde? Clique para visitar o dossiê LIGA 2009/10.

6 novembro 2009 16:25

O Sporting de Braga tem no sábado um novo teste ao seu estatuto da líder invicto na Liga portuguesa de futebol, numa 10ª jornada em que visita Guimarães e da qual tem a certeza de que continuará no comando.

Clique para aceder ao índice do dossiê LIGA 2009/2010

Seja qual for o resultado do dérbi minhoto de Guimarães, o Sporting de Braga continuará na frente do campeonato, numa fase em que fica cumprido o primeiro terço da competição e num percurso em que já venceu o Sporting (2-1), em Alvalade, e o FC Porto (1-0) e o Benfica (2-0), em Braga. 

O jogo de sábado com o Vitória de Guimarães é mais uma prova de fogo para a equipa de Domingos Paciência, que não poderá apresentar o defesa direito João Pereira nem o defesa central Leone, baixas por castigo após a vitória sobre as "águias", na jornada anterior.

Rivalidade histórica

O Sporting de Braga enfrenta o jogo de sábado (21h15) numa óptima fase, enquanto o Vitória de Guimarães - que já mudou de treinador durante esta época (saída de Nelo Vingada, entrada de Paulo Sérgio) -, vem de uma derrota com a Académica - primeira vitória dos "estudantes". 

O jogo tem contornos de rivalidade histórica entre as duas formações, mas a equipa bracarense continuará a querer mostrar a razão pela qual lidera incontestavelmente a Liga, enquanto os vimaranenses pretendem fugir ao fim da tabela (13.º), onde somam apenas mais um ponto do que o último classificado, a Académica. 

Com a jornada a abrir hoje, sexta-feira, com a recepção do Belenenses (10.º) ao Paços de Ferreira (12.º), outros momentos altos da ronda estão previstos para domingo e segunda-feira, com a entrada em cena de FC Porto, Sporting e Benfica. Os crónicos candidatos ao título enfrentam a ronda depois de uma semana de compromissos europeus. 

FC Porto com saída difícil

O FC Porto, já apurado para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, tem difícil teste na Madeira, frente ao Marítimo, e o Sporting joga sobre brasas - não vence desde a 5ª ronda e acaba de ficar sem o treinador Paulo Bento - em Vila do Conde, com o Rio Ave. 

No jogo do Funchal, os "dragões" surgem com o moral em alta, depois de um apuramento precoce na Champions e apesar do empate com o Belenenses na jornada passada (0-0), embora o Marítimo queira aplicar a mesma receita de Alvalade. 

Na última jornada, a equipa treinada por Van der Gaag arrancou importante empate em casa do Sporting (1-1) e, no estádio dos Barreiros, pretende usar da mesma fórmula frente ao campeão nacional, lembrando que também já empatou com o Benfica (1-1 na Luz). 

Já o Sporting vive em plena convulsão. Nos últimos quatro jogos da Liga a equipa soma uma derrota e três empates, o que a deixa em 7.º lugar, a longínquos 12 pontos do líder Sporting de Braga. O jogo de domingo não parece ser o que melhor se adequa a uma recuperação dos "leões", frente a um Rio Ave que é 4.º e foi o único capaz de roubar pontos ao Braga (empate 1-1). 

Que Sporting em Vila do Conde?

Já com Paulo Bento de fora, o jogo terá o aliciante de ver qual será a resposta dos "leões" em face deste abanão interno, que deixa temporariamente Leonel Pontes, adjunto de Paulo Bento, no comando da equipa até chegar o novo timoneiro.

A jornada que encerra o primeiro terço do campeonato fecha na segunda-feira, com o Benfica a receber na Luz a Naval 1.º de Maio, naquele que será o primeiro jogo das "águias" na Liga depois da derrota em Braga. 

Os "encarnados" são claros favoritos, mas reside a dúvida se continuará em acção a equipa mais concretizadora da prova (30 golos marcados) e temível no seu terreno (goleadas ao Setúbal, 8-1, ao Nacional, 6-1, Leixões, 5-0) ou se algo mudou com o primeiro desaire. 

Certo é que depois de Óscar Cardozo ter ajudado a equipa a vencer o Everton, a meio da semana, Jorge Jesus não contará com o goleador paraguaio (11 golos na Liga), expulso em Braga, e terá de fazer alterações na frente de ataque,

Programa da 10 jornada: 

Sexta-feira (dia 6 ) Belenenses - Paços de Ferreira, 20h15 (SportTV1). 

Sábado (dia 7) Vitória de Setúbal - Olhanense, 16h Vitória de Guimarães - Sporting de Braga, 21h15 (SportTV1) 

Domingo (dia 8) União de Leiria - Académica, 16h00 Leixões - Nacional, 16h00 Marítimo - FC Porto, 18h00 (SportTV1) Rio Ave - Sporting, 20h15 (RTP1)

Segunda-feira (dia 9) Benfica - Naval 1.º de Maio, 20h15 (SportTV1)