ARQUIVO Fórmula 1 (2009)

Fórmula 1: Toyota abandona competição por razões económicas

4 novembro 2009 12:57

O fabricante de automóveis japonês anunciou que se vai retirar da Fórmula 1, justificando a decisão com a necessidade de reduzir custos e de se focar no seu negócio estratégico.

4 novembro 2009 12:57

O fabricante de automóveis japonês Toyota anunciou hoje que se vai retirar da Fórmula 1, justificando a decisão com a necessidade de reduzir custos e de se focar no seu negócio estratégico.

A empresa confirmou em comunicado as notícias publicadas hoje pelo jornal japonês Mainichi, que dão a Toyota como mais uma marca do sector que decide abandonar a alta competição automóvel.

A Honda tomou a decisão de deixar a Fórmula 1 em Dezembro, alegando também razões económicas, tal como a Suzuki e a Subaru, que abandonaram o Mundial de Ralis, e a Mitsubishi, que deixou as competições de todo-o-terreno.

A Toyota começou a participar na Fórmula 1 em 2002 e os planos eram de continuar até 2012, mas "a grave situação económica actual" levou a empresa a precipitar a saída do campeonato, cuja temporada terminou no último fim-de-semana.