18 maio 2011 21:37
O FC Porto venceu a Liga Europa 2011 fente ao Sporting de Braga, num jogo que terminou com o marcador a apontador 1-0 para os dragões. A festa promete durar até de madrugada. Clique para visitar o dossiê Final da Liga Europa 2011
18 maio 2011 21:37
O FC Porto somou quarta-feira o quarto troféu em outras tantas finais com o Sporting de Braga, ao vencer os compatriotas por 1-0, na final da Liga Europa em futebol, disputa em Dublin.
Clique para aceder ao índice do dossiê Final da Liga Europa 2011
Precisamente 34 anos depois do primeiro triunfo, o conjunto "azul e branco" venceu os "arsenalistas" pelo mesmo resultado, desta vez com um tento do colombiano Falcao, o 18. na prova (um deles no "play-off"), aos 44 minutos.
A 18 de maio de 1977, numa final da Taça de Portugal disputada no Estádio das Antas, a antiga casa portista, os "anfitriões" tinham triunfado graças a um golo do "bi-Bota de Ouro" Fernando Gomes.
Aos 52 minutos, o avançado internacional luso marcou de cabeça, correspondendo da melhor forma a um cruzamento de Duda, selando o único sucesso caseiro dos portistas na segunda prova do calendário luso.
Foi a primeira final da Taça entre as duas equipas, que se voltaram a encontrar 21 anos depois, agora no Estádio Nacional, em Lisboa.
O cenário mudou, mas os portistas voltaram a vencer, agora por 3-1, com tentos brasileiros de Aloísio (16 minutos), Jardel (24) e Artur (90). Sílvio apontou o golo de honra dos bracarenses, aos 48.
Ao baterem os "arsenalistas" no Jamor, os portistas conseguiram a "dobradinha", pelo, na época seguinte, as duas equipas voltaram a encontrar-se, agora para discutir a Supertaça Cândido de Oliveira.
Nas Antas, o FC Porto ganhou por 1-0, graças a um tento do esloveno Zahovic, aos 48 minutos, e, no Estádio 1. de Maio, Capucho adiantou os portistas, aos 69, para, aos 80, Formoso apontar o insuficiente golo da igualdade.
Hoje, em Dublin, os portistas mantiveram o pleno, negando ao Sporting de Braga, que nunca havia sequer atingido os quartos de final de uma prova europeia, o que seria o seu primeiro troféu europeu.