Classe RS:X

João Rodrigues falhou medalha

12 julho 2007 23:59

Velejador madeirense não conseguiu recuperar a distância que o separava dos seus adversários.

12 julho 2007 23:59

João Rodrigues falhou esta quinta-feira a oportunidade de conquistar a primeira medalha para Portugal nos mundiais de vela Cascais2007. O velejador madeirense não foi além de um sexto lugar na Medal Race de RS:X, não conseguindo recuperar os 9 pontos que o separavam do terceiro classificado, o britânico Nick Dempsey.

O campeão mundial da Classe das pranchas foi o brasileiro Ricardo Santos (Bimba). A medalha de prata ficou com o polaco Przemyslaw Miarczynski, enquanto Nick Dempsey fechou o pódio.

No sector feminino da Classe RS:X o título mundial foi para a polaca Zofia Klepacka, que ficou à frente da neo-zelandesa Barbara Kendall e da australiana Jessica Crisp.

Quando falta apenas um dia para que terminem os mundiais de vela para classes olímpicas, em Cascais, e quase em jeito de balanço, a participação portuguesa não pode, até agora, ser apelidada de negativa. A frota lusa já garantiu quatro presenças nos Jogos Olímpicos de Pequim – Star, Laser, 470 e RS:X –, e conseguiu três presenças em Medal Races, que resultaram em dois 10.º e um 4.º lugar.

E faltam, ainda, concluir duas classes, 49er e 470, sendo que na última Álvaro Marinho/Miguel Nunes vão participar na Medal Race, ocupando, à partida, o terceiro lugar, com 43 pontos, a apenas um dos segundos classificados, Sven Coster/Kalle Coster.

Apesar de João Rodrigues ter falhado a conquista de uma medalha, a participação lusa no dia de hoje foi muito positiva.

Em 470, Álvaro Marinho/Miguel Nunes tiveram uma prestação extraordinária esta quinta-feira, vencendo a primeira das duas regatas disputadas e somando ainda um segundo lugar na segunda.

Com este resultado, a dupla do Barreiro subiu ao terceiro lugar, apenas a um ponto dos segundos, garantiu a presença na Medal Race e, mais do que isso, tornou bastante real a hipótese de sair de Cascais com uma medalha, já que a distância para a dupla colocada na quarta posição é de nove pontos.

Se a prestação dos campeões europeus de 470, Álvaro Marinho/Miguel Nunes, foi brilhante, a de Jorge Lima /Francisco Andrade, em 49er, não ficou atrás.

A dupla, que ainda ontem reiterou a vontade de "sair de Cascais com a qualificação olímpica garantida", somou um 7.º e um 15.º lugar nas duas regatas de hoje, subindo ao 19.º posto da geral.

Mas, mais importante do que a subida, é que as duas regatas de hoje permitiram aos portugueses subir um lugar entre as nações, passando de 14.º para 13.º o que, desde logo, os coloca nos Jogos Olímpicos, quando apenas falta realizar uma regata.

Jorge Lima e Francisco Andrade têm, agora, 91 pontos, menos sete do que a dupla noruegues composta por Christofpher Gundersen/Frode Bovim (98), e apenas mais dois que os canadianos seus adversários mais directos na luta por uma vaga em Pequim.