Classe Laser em competição

Gustavo Lima é um dos favoritos

4 julho 2007 9:08

Velejador português é um dos melhores na classe e uma das esperanças lusas na conquista de medalhas.

4 julho 2007 9:08

Ao segundo dia de provas em Cascais, a classe Laser – e Laser Radial – junta-se aos Star e aos Tornado no mar. Com quatro classes nas águas, estarão em utilização quatro das cinco áreas de regata existentes e que se situam ao longo da linha, entre Cascais e Carcavelos.

Os Laser são considerados a classe mais popular da vela olímpica. As embarcações medem 4,23 m (ver infografia no final deste texto) e são tripulados apenas por um velejador. Actualmente, o título mundial pertence ao australiano Michael Blackburn e o campeão olímpico é o brasileiro Robert Scheidt, que está em Cascais a participar na classe Star.

Gustavo Lima é uma das estrelas da classe e um dos favoritos à vitória final. O português, que vai alinhar com a embarcação número 3, ocupa precisamente o terceiro posto do ranking mundial, tendo como ponto alto da carreira a conquista do título mundial em 2003, em Cádiz.

A concorrência é muita para Gustavo Lima, mas os principais adversários do português são os australianos Michael Blackburn e Tom Slingsby e o britânico Paul Goodison, líder do ranking mundial. Ainda assim, independentemente do resultado final, o velejador luso não deverá ter grandes dificuldades em garantir um dos 29 lugares olímpicos em disputa nos mundiais de Cascais.

Esta quarta-feira inicia-se também a classe Laser Radial, versão feminina do Laser Standard, com a portuguesa Sara Carmo, aos comandos da embarcação número 240.

Sara Carmo, com apenas 20 anos, é tri-campeã nacional (2004, 2005 e 2007), mas não figura entre as principais candidatas ao triunfo final. A portuguesa irá tentar, no entanto, garantir uma vaga nos Jogos Olímpicos de Pequim. Para que possa concretizar esse objectivo, Sara Carmo precisa de ficar colocada entre as 19 melhores da classe.

A campeã mundial de Laser Radial é a chinesa Lijia Xu e o título olímpico é ostentado pela norueguesa Siren Sunby (classe Europa), mas as principais favoritas são a norte-americana Anna Tunnicliffe e a belga Evi Van Acker, primeira e segunda da hierarquia mundial, respectivamente.

No segundo dia de prova, as condições esperadas são diferentes das de ontem. O vento manter-se-á de norte/noroeste, mas a velocidade será maior, sendo de esperar que se situe entre os 18 e os 20 nós.

O aumento da velocidade pode, segundo explicação obtida pelo Expresso, estabilizar as mudanças de direcção constantes que se verificaram nas primeiras regatas, e das quais muito se queixaram os velejadores.

A velocidade, ainda que maior, mantém-se dentro dos limites, que na maioria das classes está situado nos 25 nós. O estado do mar manter-se-á semelhante ao verificado ontem, com a ondulação de aproximadamente 1,5 metros.