ARQUIVO Cinema: IndieLisboa

"Iron Mike"

24 abril 2009 15:50

Mike Tyson filmado por James Toback

Mike Tyson de "A" a "Z" num dos melhores filmes propostos este ano pelo IndieLisboa: passa hoje à noite, às 21h45, na sala 1 do São Jorge.

24 abril 2009 15:50

"É uma tragédia grega no sentido em que se trata de um homem que começou do nada e teve o mundo a seus pés", disse o realizador James Toback a propósito do pugilista Mike Tyson, ex-campeão do mundo, tão famoso pelo que conquistou nos ringues como pelo que perdeu fora deles. Estreado no último Festival de Cannes, o novo documentário de Toback (chama-se "Tyson", e o nome diz tudo) é um retrato pungente sobre o 'monstro de Brooklyn'. A história de um fulano que cresce num ambiente difícil ("era matar ou morrer", diz ele às tantas), sobe aos píncaros naqueles finais dos anos 80 graças aos seus KO fulminantes e acaba esmagado pelo mito que criou. "Para ser honesto", disse Mike Tyson em Cannes, "ainda não percebo bem o que estou a fazer aqui. Nunca pensei que o filme atingisse esta amplitude, estou espantado. E embaraçado, porque sinto-me vulnerável. Sempre fui muito crítico comigo próprio, foi algo que Gus d'Amato, o meu treinador, me ensinou desde cedo. James Toback permitiu-me transpôr esta auto-análise para o ecrã."

O filme de Toback não vem do acaso. Estamos perante um daqueles documentários em que é óbvia a ligação entre entrevistador e entrevistado: Toback conhece Tyson há décadas, seguiu a sua carreira de perto, é também ele um apaixonado pelo boxe. E o que é entusiasmante é que o filme vai apostar tudo neste terreno afectivo, embora a partir de um modelo de cinema mil vezes visto na TV, intercalando entrevistas com muito material de arquivo, da glória dos combates de Mike aos seus escândalos - por exemplo, o modo como mordeu a orelha do seu eterno rival, Evander Holyfield, no combate de Las Vegas, em 1997 ou, ainda pior, quando foi condenado por violação. O que temos aqui é um one man show, um Mike Tyson por Mike Tyson, em que o ícone conta quem é na primeira pessoa. Toback compara-o a uma lenda, como Marlon Brando ou Orson Welles. No fundo, Mike Tyson não é outra coisa.

Tyson

de James Toback

Cinema São Jorge, 21h45