23 agosto 2011 21:37
Departamento de Estado norte-americano anunciou hoje a pretensão de atribuir aos rebeldes, nos próximos dias, parte dos ativos do regime de Kadhafi congelados nos EUA. Clique para visitar o dossiê Revoltas no Magrebe e no Médio Oriente
23 agosto 2011 21:37
Os Estados Unidos estão a trabalhar para desbloquear, nos próximos dias, "entre um e 1,5 mil milhões de dólares" de ativos líbios congelados para apoiar os rebeldes, anunciou hoje o Departamento de Estado norte-americano.
Clique para aceder ao índice do Dossiê Revoltas no Magrebe e no Médio Oriente
O dinheiro será atribuído ao Conselho Nacional de Transição (CNT), o órgão político da oposição na Líbia, para "responder às necessidades humanitárias e para ajudar a estabelecer um governo seguro e estável", afirmou Victoria Nuland, porta-voz do Departamento de Estado.
A quantia avançada representa "um pouco menos de metade" dos ativos do regime de Kadhfi detidos nos Estados Unidos sob forma de dinheiro líquido, esclareceu a responsável.
No total, estão cerca de 37 mil milhões de dólares de ativos líbios, sob várias formas, congelados nos Estados Unidos.
Os rebeldes líbios assumiram hoje, após meses de confrontos, o controlo do quartel-general de Muammar Kadhafi em Tripoli, após horas de violentos combates, mas continua sem se saber onde está o homem que durante 42 anos dirigiu a Líbia.
Centenas de elementos das forças rebeldes lançaram um assalto à residência do dirigente líbio, dois dias após terem entrado na capital líbia e durante a tarde conseguiram penetrar no recinto.